sexta-feira, novembro 17, 2006

Caros telespectadores...e leitores...

Às vezes sinto que a comunicação social fabrica histórias onde não há, empola situações que depressa se transformam em dramas nacionais onde todos nos sentimos parte e queremos dar a nossa opinião sem mesmo fazer a mais pálida ideia do que se passa de facto...
O que está por detrás de tanta pretensa verdade?
Inquiro e busco; e regra geral fico desconcertada com a nossa ingenuidade, com a nossa complacência e com a nossa aceitação de 'estórias mal contadas' que servem para encher "shares de audiência" e páginas de jornal, para além de serem o palco ideal de políticos, bem e mal intencionados que as utilizam para medir a sua popularidade...
Para quando uma verdadeira preocupação com a realidade, um apresentação de factos isenta e credível, ainda que associada com uma certa 'mise en scène'?
O pior é que estas 'estórias' se tornaram banais, reveladoras de uma sede de um quotidiano ' à big brother' e que no final as verdades tristes e corruptas por detrás de tanta podridão nunca aparecem...

9 comentários:

Anónimo disse...

Não podia concordar mais...A comunicação social portuguesa no geral perdeu muita qualidade (se é que alguma vez a teve) e às vezes tenho a sensação que vivo num país de gente medíocre liderado por gente igualmente medíocre. Enfim... bjs

Pitucha disse...

Concordo mas faço a acusação mais universal porque, verdadeiramente, acho que desse mal padecem outros meios de comunicação social além dos portugueses.
É que não é só a mediocridade que justifica tal actuação, mas também os interesses políticos, econónimos, nomeadamente.
Mas que é triste, é!
Beijos

bia di sal disse...

Cara T-shelf,
Eu quando escrevi este texto, devo confessar que a palavra medíocre também me veio à cabeça mas depois vendo melhor também hà muitas pessoas de qualidade em Portugal e fora de Portugal que são sérias, íntegras e credíveis... o problemas é que começam a ser uma raridade!
Beijos

bia di sal disse...

Pitucha, nem sabes como! E às vezes até outros interesses mais terra a terra se levantam!
Beijos

Claudia Ganhao disse...

Concordo com todas vocês... por vezes parece que não há nada de interessante neste país, onde está a cultura, onde está a integridade e a verdade!
As pessoas vivem escondidas atrás de Big Brother e afins...
Mas acho que ainda é tempo de nos salvar-mos... espero eu!
Bj e Bom fds

bia di sal disse...

Olá carraça,
Temos que acreditar que ainda há salvação senão seria o fim da esperança. beijos e bom fds

Anónimo disse...

Bom, eu acho que nós não estamos assim tão mal! A minha experiência pessoal diz-me que a bela da BBC é uma seca desgraçada, muito mais sequiosa de escândalos do que nós, por exemplo, apesar da sua reputação... e se saltarmos para os canais americanos, ai Jasus Maria José! Salvem-nos do protagonismo e do drama e do horror!

E depois acho que o povo, tal como os políticos, tem os media que merece! Infelizmente pagam os justos pelos pecadores, mas é assim! É a vida! :p

P.S.- E valha-nos o facto de não termos um reporting Alentejo, como os BBcianos têm o reporting Scotland! É que é só notícias acerca de ovelhas, vacas, quintas e afins!

bia di sal disse...

Olá Nokas,
Eu preferia se calhar ver as ovelhas e as vacas:::))))Sempre seriam notícias mais autênticas????
A sério, ainda hoje tive a prova de que não se pode falar com certos jornalistas; diz-se-lhes uma coisa e escrevem outra...só porque vende mais e é mais sensacionalista! E depois a malta acredita no que lê ou vê na TV. Não há pachorra para tanta mediocridade!
Beijos
Ps- isto passa-me, não se preocupem! Eu até gosto do 'inimigo'...

Anónimo disse...

:p

Bjokas