quarta-feira, novembro 08, 2006

Tempos contrários

Caro Sr. Stern,
Em primeiro lugar queria-lhe agradecer por ter relançado o tema ambiental nas agendas de todos os políticos mundiais! O Senhor sabe bem falar-lhes ao coração...
Queria no entanto deixar-lhe o meu testemunho e dizer-lhe que conte comigo para fazer descer a futura expectativa do PIB mundial!
Depois de algumas conversas subversivas a propósito de alterações climáticas, de idas ao cinema que atestam esta verdade, de relatórios contundentes que levam ministros a dizer que nunca tinham lido nada tão importante ( se bem que isto não me espanta, pois às vezes me pergunto se eles lêem todos os reports ou são os coitados dos seus adjuntos...), de peças jornalistícas diárias sobre este tema e outros correlacionados, comecei a sentir-me culpada... sim, ... e pus-me a analisar o que eu faço para um melhor ambiente e aqui está o resultado da minha análise:
O que eu já faço
- uso lâmpadas económicas sempre que posso;
- tento desligar as luzes quando saio dos lugares;
- separo religiosamente os lixos;
- tento não deixar a àgua a correr quando não preciso dela;
- tenho uma cisterna enterrada no jardim que aproveita a àgua da chuva para o jardim e sanitas;
- tento re-utilisar alguns objectos e não desperdiçar papel;
- tenho electrodomésticos classe A sempre que eles existem;
- não jogo o óleo no lixo normal e separo as pilhas;
- plantei àrvores no jardim;
- e contribuo mensalmente para causas ecológicas...
Mas o que ainda me falta
- aprender a não deixar o PC em stand-by;
- coragem para usar mais os transportes públicos ou comprar um carro híbrido;
- andar mais a pé;
- equipar a casa de painéis solares;
- e seguramente muitas mais coisas de que nunca me lembrei de fazer mas que aceito sugestões!

Uma cidadã preocupada em primeiro lugar com o planeta e em segundo lugar com o PIB mundial ( desculpe qualquer ofensa...)
Muito obrigado.

6 comentários:

asdrubal tudo bem disse...

eu apesar de ter alguns cuidados ainda não chego nem aos teus calcanhares mas quando penso em fazer um esforço rápidamente perco a vontade quando olho para o que fazem os governos. só há um objectico na vida é maximizar os lucros nem que para isso se dê cabo do futuro a longo prazo. a primeira medida que a UE devia tomar era obrigar todos os tranportes públicos a serem Hibridos, primeiro dêm o exemplo e deposi mais gente irá atrás.
bom post este teu,

Pitucha disse...

Bia
Muito faço, tal como tu! Mas ainda não cheguei ao altruismo necessário para me resignar a reduzir o aquecimento em casa (tenho frio, o que queres?!) e tenho dúvidas quanto a essa história de reduzir os vôos (não me estou nada a ver a ir de carro para a Pátria...).
Não, não sou um ser perfeito lol.
Beijos

bia di sal disse...

Caro Asdrubal,
Obrigado pelo teu comentário. Essa será sempre a eterna questão...nós, vulgares cidadãos à frente deles ou eles a darem o exemplo... Confesso que talvez por ter trabalhado junto dessas esferas por vezes verdadeiramente quadradas, prefiro fazer o que posso e sentir-me bem com isso, embora na verdade também me interrogue sobre se mudo algo...acho que nem 0,0001grau no aquecimento global muda por aquilo que faço mas...cada um faz aquilo que sente e como sente e a mais não é obrigado!
Boa ideia a tua dos transportes híbridos...por estas terras já se vêem autocarros eléctricos; sempre é um bom começo, certo?
Até logo

bia di sal disse...

Pitucha,

Menina, eu cá por mim acho que tens que encontrar outras maneiras de te aquecer...por exemplo trabalhando menos e descendo mais vezes para ires tomar um café quentinho, um chà a escaldar, ou mesmo eventualmente um bagaçozinho! Garanto-te que não terás mais frio nessa Bruxelas enregelada e cinzenta em que tu habitas:::)))
Quanto a reduzires os vôos para a Pátria, dou-te uma sugestão...pratica a co-voiturage ou pede mesmo boleia...é sempre uma aventura que terás para contar aos teus descendentes e ainda para mais podes conhecer gente muito interessante???!!! Imagina só por uns minutos como contribuirias para combater o aquecimento global:::)))
Beijos

NoKas disse...

Eh eh! Mais uma aliada! :)

NoKas disse...

P.S.- Sugestão: Compostagem no teu jardim...

http://www.confagri.pt/Ambiente/AreasTematicas/Solo/Documentos/doc68.htm

http://www.naturlink.pt/canais/Artigo.asp?iArtigo=1882&iLingua=1