segunda-feira, novembro 27, 2006

Sem palavras, só emoções.

Como descrever o que senti ao ver o filme 'Water', um filme passado na Indía em 1938, época de Ghandi.
É um filme sobre o feminino que Salman Rushdie classificou de ' Magnificent'. Mas não é um filme só para mulheres.
Chorei. Chorei pelo que vi, mas sobretudo chorei por ainda existirem situações daquelas descritas no filme em pleno século XXI...
Têm que ir ver. Têm que. Há livros imperdíveis e há filmes indizíveis. 'Água' é um deles.
Não sou feminista. Ou melhor não estou de acordo que por questões de género alguém seja beneficiado. Mas não posso estar de acordo, igualmente, que alguém seja prejudicado por razões de género.
E de facto, a história da humanidade está pejada de exemplos de discriminação e quase sempre contra o feminino? Porquê? Virá da Eva e do Adão? Da Maria Madalena e de Jesus? Não.
Vem da ignorância. Todo o ser que é ignorante, é perigoso. Não me refiro aos seres sem instrução; digo ignorante...de coração, aquele que não escuta a sua consciência e se escuda detrás do poder, da autoridade, para poder espezinhar aquele que julga inferior.
Essas pessoas assustam-me; estão por todo o lado, em todos os tempos, em todos os lugares.
Vivem através do consentimento daqueles que pensam que eles são inofensivos...coitados...
E assim se cometem as maiores violências, as maiores atrocidades contra a Humanidade, os animais, a Natureza, o planeta.
Eu quero todos os dias da minha vida lutar contra a ignorância. Mesmo contra a minha.

6 comentários:

asdrubal tudo bem disse...

Vem da ignorância e da ganância e este é capaz de ser o maior mal de sempre . Confesso que me despertas-te vontade em ir ver um filme que dificilmente iria ver.

bia di sal disse...

Obrigado. Vai ver.
Beijos

Pitucha disse...

Lutar contra a ignorância! Ora aí está um objectivo que poderás mimar pela tua vida toda! Não corres o risco de ficar sem objectivo...
Quanto ao filme, tens razão no que dizes! Eu saí do cinema com a sensação de que aquilo poderia acontecer hoje na India.
Enfim, é a minha lenga lenga do 8 de Março quanto todos acham que é politicamente correcto dizer que o dia não se justifica porque as leis são iguais para todos. As leis serão, mas a respectiva aplicação não é! Como custa mudar as mentalidades!
Beijos

bia di sal disse...

Pitucha,
podes crer, as mentes que não mudam e que estão paradas no tempo quando lhes convém...
Beijos

Claudia Ganhao disse...

As mentes... acho que é mais fácil mudar uma montanha de sítio do que mudar algumas mentes!
Beijinhos

bia di sal disse...

Podes crer, mas temos que acreditar que as podemos convencer...o truque será convencê-las de que elas é que tiveram essa ideia de mudar...???
Beijos