terça-feira, novembro 14, 2006

Há Tradições...que ainda são o que eram

Este Sábado fui a um magusto. Depois de um dia inteiro fechada, numa sala, em formação, acabei em amena cavaqueira em casa acolhedora debatendo as vantagens e os encantos de Bruxelas.

Bruxelas será talvez uma cidade fria e cinzenta, sobretudo em dias como o de hoje, mas certamente com muitos encantos.

Passados 7 anos que me encontro aqui, deixo-vos com a minha análise de um dos maiores encantos de Bruxelas...

...a capacidade de se poderem conhecer e rever pessoas de várias culturas e nacionalidades que abraçam com naturalidade as tradições diversas de cada país sem aprioris.

Respeitam-se valores e tradições diferentes, religiões, filosofias de vida e tem-se um verdadeiro prazer em se descobrirem essas diferenças de forma a podermos nos conhecer melhor.

É assim que já vi muçulmanos a partilharem Natais e o Saint Nicolas com cristãos, que já experimentei ceias por ocasião do Ramadão, que festejei o Saint Patrick irlandês e o Thanks Giving americano... que fui à festa do vin beaujoulais e festejei a vitória do Euro com os Gregos...mesmo que isso me doesse um pouco...

Isto não é um caso particular, conheço inúmeros casos.

Em paralelo, é muito bonito ver-se casais de diferentes nacionalidades, com filhos que frequentam escolas onde aprendem a falar outra língua que a dos pais, aprendendo a que somos todos diferentes mas que devemlos aceitar essa diferença com respeito.

Um dia gostaria de ver esta mesma aceitação de diferenças e tradições espalhada por este Mundo fora...

11 comentários:

asdrubal tudo bem disse...

eu percebo o teu ponto de vista no que diz respeito à acitação das diferenças e acho que é algo que se deve incentivar mas a mim quem me tira Portugal tira-me tudo. com todos os seus defeitos que são muitos continua a ser um sitio muito bom para se viver.

bia di sal disse...

Olá, eu também sou do Estoril e sempre pensei que não conseguia viver longe do mar e no entanto embora goste muito de Portugal,e sempre que chego sinto-me em casa, a verdade é que acho que devemos estar bem onde estamos e sobretudo ver coisas boas onde as há e o multiculturalismo que aqui existe é fascinante e seria concerteza uma boa escola para muitos dos problemas raciais e culturais que existem. Digo-te isto e no entanto houve um crescimento aflitivo do Vlams Belang, partido da extrema-direita flamengo, nas últimas eleições autárquicas, pelo menos na região flamenga.... há muito trabalho pela frente!
Obrigado pelo teu comment!

Pitucha disse...

Pois, diz ela, sem saber se isso tudo compensa esta porcaria de clima que esta cidade tem!
Enfim, não tem outro remédio se não compensar.
Vai uma castanhita assada?
;-)
Beijos

asdrubal tudo bem disse...

Esse problema dos partidos de extrema direita vai continuar a crescer em toda a Europa até se aperceberem qeu não se pode viver num capitalismo selvagem onde a única preocupação seja ter lucros cada vez maiores e deixarem a parte social práticamente ao abandono. Os lucros estão de taç maneira esticados que para poderem apresentar crescimentos anuais como querem só recorrendo a mão de obra do terceiro mundo. Por isso é que a pt tem o help desk em cabo verde e por vezes quando ligo para as informações elas nem conseguem perceber o que eu digo porque falam mal português.

anamoris disse...

Fico ciente da tua opinião, mas cá por mim prefiro o Alentejo.
Beijos

NoKas disse...

Arrepios quando oiço falar dos flamenguitos xenófobos... assusta!

Periférico disse...

E se tudo correr como previsto eu estou perto a mergulhar nessa cidade multiculturalista!;-)

Beijos

bia di sal disse...

Olá Periférico!
Pois será muito bem vindo por terras belgas! Diga quando chegar.
Até quase.

bia di sal disse...

Nokas, eu também tenho pavor de discursos xenófobos dos convictos. Mas tenho pena é daquelas pessoas que se deixam enganar com as balelas da segurança e que coitadas não percebem que estão a ser endrominadas...e acabam a votar com medo de que as coisas mudem e que só os estrangeiros é que são os culpados de tudo. É lamentável!

bia di sal disse...

Anamoris, beijos para o teu querido Alentejo!

bia di sal disse...

Asdrubal,
As coisas complicam-se mas tenho esperança de que este economicismo irracional não nos leve a aceitar tudo em nome de uma malga de arroz como em outros países onde as empresas se deslocalisam, rumo à exploração, pois assim controlam os custos sociais.
Beijos