quinta-feira, novembro 09, 2006

Mais regras desregradas...até quando?

Hoje no seguimento das últimas notícias sobre as regras de transporte de líquidos nos aviões, vi um artigo no Público que me deixou em brasa...
O Instituto Nacional de Aviação Civil recomenda aos passageiros que levem as suas receitas ou declarações médicas escritas em inglês ou em francês, se precisarem de de transportar medicamentos líquidos na cabina dos aviões".
Isto porque todos os medicamentos que se encontrem em estado líquido e que não possam ser transportados na bagagem de porão só poderão seguir na cabina se forem acompanhados por um atestado ou declaração médica, esclareceu o INAC numa nota divulgada ontem.Nos casos em que a receita médica fica na farmácia, o INAC aconselha os passageiros a solicitarem ao médico que passe um atestado ou que fotocopiem previamente a receita.No caso dos medicamentos injectáveis, é necessário "solicitar ao INAC, através de email, carta, fax, ou em mão, uma autorização especial para transporte da seringa e do medicamento a injectar como bagagem de cabina, apresentando para o efeito um atestado médico que comprove que o passageiro necessita do medicamento, assim como, mencionar o número do voo, data, companhia aérea, destino e identificação do passageiro", esclarece o instituto.

Mas estão todos loucos??? Então e o direito à privacidade? Onde fica o sigilo médico? Mas quem é o INAC para ter acesso a dados tão pessoais como estes?

Claro está que a desculpa é a do terrorismo...

Aliás, devem pensar que os terroristas se quiserem atacar algum avião não têm médicos amigos para lhes passarem receitas e atestados médicos...

E depois, quero ver quem vai dar formação a todos os funcionários de todas as companhias aéreas para lerem receitas em francês e inglês... nem precisamos de ir muito longe...estou mesmo a ver em França, um cidadão com uma receita em inglês e em Inglaterra um outro com uma receita em francês! Vai ser lindo!

A seguir vão apenas aceitar os médicos que pertençam a uma lista elaborada por eles;
Depois vai ser, apenas os medicamentos seleccionados por cada tipo de doença...
E um dia destes, só quem for saudável poderá viajar de avião...

Por favor acordem para esta coerção dos vossos direitos, liberdades e garantias!

7 comentários:

Pitucha disse...

Esta corerção e as outras todas...mas é falar para o boneco porque o medo (não o pequenino do meu post) mas o grande que os media destilam e os cidadãos engolem, alegres, todos os dias pela manhã, permitem isto e muito mais!
Não se vencerá o terrorismo assim, mas desaparecerá esta nossa sociedade baseada nesse ideal lindo de "liberdade, igualdade, faternidade". Assim o querem os nossos políticos, assim o votam os eleitores...
Uma tristeza!
Beijos livres (por enquanto!)

Pirilampa Assassina disse...

Remember, remember the 5th of November...
Eu acredito que eles só estão preocupados com o nosso bem-estar...claro! É pela liberdade e justiça...

Medo? o que é isso?

asdrubal tudo bem disse...

há certo tipo de medidas que representam autênticas vitórias para os terroristas e esta é sem dúvida uma delas. isto demonstra o patético e o incompetente que conseguem ser as pessoas em determinadas situações.

bia di sal disse...

Pitucha,
Temos que continuar a a acreditar que podemos mudar algo...
Beijos

bia di sal disse...

Pirilampa,
O futuro de alguma forma está também nas nossas atitudes e na nossa capacidade de vencermos preconceitos e medos que nos são inculcados sob a capa de quererem o nosso bem...em vez do medo, eixos do mal, cultivemos a diferença saudável e o respeito...mas também acho que tem de ser de ambos os lados.
Beijos
Ps- vi o filme com o Clive Owen ' Children of Men' e acho que fiquei um pouco apanhada com o cenário possível de um futuro próximo!
Beijos

bia di sal disse...

Asdrubal,
é triste ver que este tipo de medidas ditas proteccionistas só vão estimular raivas, mais medos e desconfianças no próximo!
Saudações

NoKas disse...

Eu acho que o pânico das comissões não afecta o público comum, nem o comum dos trabalhadores, pelo menos os europeus. 4 dias após esta confusão ter sido posta em prática lá fui eu a BXL, meti as coisitas num saquito (dado pel senhora da Virgin) e ... e ninguém olhou, pegou, vasculhou o meu saquito.... basicamente o que aconteceu foi: a Nokas pôs as coisas no saco, meteu na mala e tudo ficou igual! Ninguém perguntou... eu até tinha a bomba da asma fora do saco e ninguém DISSE NADA! Um bem haja aos trabalhadores que mantiveram o bom senso e que se estão basicamente a borrifar para isto tudo.